presents

The Groundwater Pollution and Hydrology Course

Brasil Edition 2021

19 a 22 e 25 a 28 de outubro de 2021

das 13:00 às 18:30 (Horário de Brasília)

com

Robert Cleary, Ph.D. • John Cherry, Ph.D*. • Douglas Larson, Ph.D.

Paulo Negrão, Ph.D. • Rodrigo Cunha, Ph.D.

 

* O Dr. John Cherry recebeu em 2020 o Stockholm Water Prize, considerado o Premio Nobel da Água

Princeton Groundwater, em parceria com a Clean Environment Brasil, oferecerá pela oitava vez no Brasil, a edição especial do seu internacionalmente aclamado The Groundwater Pollution and Hydrology Course, com os doutores Robert Cleary, John Cherry, Douglas Larson, Paulo Negrão e Rodrigo Cunha.

 

Nesta edição do curso, contaremos com a participação do Dr. John Cherry da Universidade de Guelph, Canadá.  O Dr. Cherry é o mais renomado e reconhecido pesquisador do mundo sobre DNAPLs, tendo recebido em 2020 o Stockholm Water Prize, considerado o Prêmio Nobel da Água. 

O Dr. Cherry é co-autor do livro Groundwater, juntamente com o Dr. Allan Freeze e co-editor com Dr. James Pankow do livro Chlorinated Solvents and Other DNAPLs. Esses livros podem ser baixados gratuitamente do GW-Project (www.gw-project.org) do qual o Dr. Cherry é o fundador de GW-Project.


Mais de 25.000 profissionais já participaram dos cursos da Princeton Groundwater nos Estados Unidos.

Descrição do Curso

 

O Groundwater Pollution and Hydrology Course aborda todos os aspectos da contaminação das águas subterrâneas, hidrogeologia aplicada e remediação, da teoria à prática.  Os instrutores da Princeton Groundwater são experts reconhecidos internacionalmente e possuem mais de 200 anos de experiência conjunta em projetos de investigação e remediação de áreas contaminadas.  O curso é considerado como o mais abrangente disponível no mundo.  Ao longo das útlimas 3 décadas, mais de 25.000 profissionais do Gerenciamento de Áreas Contaminadas já participaram dos cursos da Princeton Groundwater. 

 

O material do curso é composto por duas apostilas, com mais de 1300 páginas, cobrindo aspectos práticos e avançados sobre os temas, estudos de caso.

 

Em função das condições sanitárias, a Edição 2021 ainda será oferecida na modalidade remota, com aulas ao vivo pelo Zoom, incluindo sessões de Q&A com os instrutores.

Instrutores

 

 Robert W. Cleary é Ph.D. em Engenharia Química. Foi professor no curso de Engenharia Civil da Universidade de Princeton e professor do Instituto de Geociências da USP em São Paulo. Atualmente o Dr. Cleary exerce a atividade de consultor em águas subterrâneas. É também professor adjunto no programa de águas subterrâneas da Universidade de Waterloo no Canadá. As áreas de pesquisa e experiência prática do Dr. Cleary incluem todos os aspectos associados à contaminação e remediação de águas subterrâneas, hidrologia, modelagem matemática, consultoria legal, além de estratégias de caracterização e remediação de áreas contaminadas. Além de publicar inúmeros artigos técnicos, o Dr. Cleary escreveu vários capítulos em livros científicos sobre águas subterrâneas e modelagem matemática. 

 

É autor do capítulo “Águas Subterrâneas” no livro “Recursos Hídricos” da Associação Brasileira de Recursos Hídricos.  Este capítulo está disponível em meio eletrônico na Internet e já teve mais de 40.000 downloads.  Considerado pela comunidade acadêmica como um dos docentes de maior renome do meio científico, o Dr. Cleary é o principal docente do curso de MODFLOW na National Ground Water Association e dos cursos de Contaminação de Águas Subterrâneas, Hidrologia e Remediação da Princeton Groundwater Inc, ambas nos Estados Unidos. 

 

 

John A. Cherry é engenheiro geológico pela University of Saskatchewan e pela University of California, Berkley e é Ph.D em hidrogeologia pela University of Illinois.  Foi professor da University of Manitoba por quatro anos, antes de juntar-se à University of Waterloo em 1971 onde focou suas pesquisas na migração e comportamento de contaminantes em água subterrânea e remediação de aquíferos.  Dr. Cherry aposentou-se da Universidade de Waterloo em 2006 e recebeu, em 2007, o título de Professor Emérito da mesma universidade.  

 

O Dr. Cherry é co-autor do livro Ground Water (1979), juntamente com o Dr. Allan Freeze e co-autor de diversos capítulos do livro  “Dense Chlorinated Solvents and Other DNAPLs in Groundwater” (1996).  Além das suas pesquisas relacionadas ao comportamento de contaminantes em sub superfície, participou do desenvolvimento de várias tecnologias para o monitoramento e remediação de águas subterrâneas, sendo detentor de várias patentes.  É membro da Royal Society of Canada e recebeu inúmeros prêmios de sociedades de pesquisa e engenharia nos EUA, Canadá, Reino Unido.  Em 2020 Dr. Cherry recebeu, pela relevância de suas pesquisas e contribuições cientificas, o maior prêmio mundial da água, o Stockholm Water Prize, considerado o "Prêmio Nobel das Águas".

 

Dr. Cherry é professor adjunto da Universidade de Guelph, no Canadá, e diretor do University Consortium for Field-Focused Groundwater Contamination Research.  É fundador do "The Groundwater Project", um projeto de cobertura mundial para a dissiminação do conhecimento científico da água subterrânea.  

 

 

Douglas G. Larson é Engenheiro Chefe do escritório da Geosyntec Consultants em Boston, MA, de onde dirige os escritórios da empresa na região da Nova Inglaterra. É Engenheiro Civil pela Universidade Carnegie Mellon e Ph.D. em Engenharia Civil e Ambiental pelo Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT). O Dr. Larson trabalha com remediação de áreas contaminadas desde 1986. Foi pioneiro na implementação em escala de campo de várias tecnologias inovadoras, incluindo o uso de processos biológicos anaeróbicos para a remediação de DNAPL em rochas fraturadas. É líder técnico de projetos que envolvem a modelagem de comportamento, presença e transporte de contaminantes, análise de risco financeiro, testes pilotos de laboratório e campo, além de projetos full scale de sistemas de remediação. O Dr. Larson projetou e gerenciou a aplicação de vários projetos de remediação utilizando técnicas de bioremediação, oxidação química, extração de vapores (SVE), extração multi fásica (MPE), air sparging, tecnologias térmicas in-situ, pump & treat, além do gerenciamento de resíduos de solo contaminado.

 

É consultor frequente de projetos de reuso de áreas industriais contaminadas (brownfields) e projetos que envolvem a transferência de propriedades. Foi professor da Universidade de Massachusetts em Lowell e é convidado frequentemente para palestrar em universidades e conferências sobre remediação nos Estados Unidos. Trabalhou em projetos emblemáticos de remediação, tais como o Massachusetts Military Reservation em Cape Cod, o site do Superfund de Metais Nucleares em Concord, MA, além de dezenas de outros projetos do Superfund espalhados pelos Estados Unidos.

 

Paulo C. Negrão é Engenheiro Civil formado pela PUC Campinas e Ph.D pelo Instituto de Geociências da UNICAMP. É CEO e Diretor Técnico da Clean Environment Brasil. É um dos pioneiros, desde 1994, no desenvolvimento do mercado brasileiro de remediação de águas subterrâneas. Foi Gerente Internacional da QED Environmental Systems nos EUA de 1999 a 2005. Ao longo de mais de 22 anos de experiência, projetou e instalou centenas de sistemas de amostragem e remediação nos EUA, vários países da Europa, Brasil, Austrália, China e Japão, entre outros. Foi o pioneiro no Brasil em 1996 na introdução da técnica de amostragem de águas subterrâneas pelo Método de Baixa Vazão. Foi professor nos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Ambiental na PUC Campinas (1998 - 2009). É pioneiro no Brasil com o uso de laboratório móvel para a análise expedita em campo em projetos de investigação de alta resolução.

 

É professor do curso de extensão em Investigações Geoambientais da UNICAMP e de Técnicas de Remediação na pós-graduação em Remediação de Áreas Contaminadas do SENAC/São Paulo. Negrão ministrou vários cursos sobre remediação e amostragem de águas subterrâneas para empresas públicas, privadas e de pesquisa, tais como CETESB, Instituto Ambiental do Paraná, FEAM, INEA, UFSCar, UFRN, UFPE, Petrobras/CENPES, IBAMA, CPRM, UNICAMP, INMETRO, USP e IPT entre outras. Foi relator do Grupo Técnico da ABNT para a elaboração das normas referentes à construção de poços de monitoramento e procedimentos de amostragem de águas subterrâneas.

 

Rodrigo C. Cunha é Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Solos pela ESALQ/USP e Doutorado em Hidrogeologia pelo IGc/USP. Trabalhou na CETESB por 40 anos, atuando em pesquisas relacionadas à poluição dos solos e das águas subterrâneas e no gerenciamento de áreas contaminadas. Rodrigo participou ativamente na elaboração de procedimentos, normas técnicas e legais relacionadas ao tema de áreas contaminadas.

 

Desde 2005 atua como coordenador dos cursos de pós-graduação em Gerenciamento de Áreas Contaminadas e Remediação de Áreas Contaminadas, no Centro Universitário Senac e desde 2020 trabalha como consultor independente.

 

Conteúdo

 

  1. Conceitos Fundamentais e Avançados da Hidrogeologia da Remediação (Dr. Robert Cleary, aula em Português)
    • Fundamental and Advanced Princeiples and Concepts of Remediation Hydrogeology
    • Fundamental and Advanced Principles and Concepts of Fate and Transport
    • Impacts of Anisotropy, Heterogeneity and Mobile/Immobile porosities
    • Field Methods to Determine Remediation Design Parameters Using Traditional and High Resolution Techniques
    • DNAPL and LNAPL Source Zones and Dissolved Plumes
    • Natural Attenuation and Biological Reductive Dechlorination
    • Applications of Mass Flux and Mass Discharge Concepts
    • Corrective Action and Remediation Vs. Risk-Based Correction Action (RBCA)
    • The Remedial Investigation (RI)/Feasibility Study (FS) Process
    • Advanced 3D High Resolution Site Characterization Field Methods for Determining Hydraulic and Geochemical Parameters for Remediation Design in Heterogeneous Aquifers
    • 2D vs. 3D Capture Zones of Contaminant Plumes (impact of Kh/Kv)

  2. Tecnologias de Monitoramento e Amostragem de Águas Subterrâneas (Dr. Paulo Negrão, aula em Português)
    • Projeto de Redes de Monitoramento de Águas Subterrâneas
    • Poços de monitoramento convencionais e multiníveis
    • Construção de Poços de Monitoramento
    • Técnicas de Amostragem de Águas Subterrâneas em poços de monitoramento: amostragem de baixa vazão, purga mínima, amostragem sem purga
    • Amostagem sem a instalação de poços 

  3. Overview da Engenharia de Remediação (Dr. Douglas Larson, aula em Inglês com tradução ou audio original)
    • Soil and Groundwater Remediation: Strategies for Cost-Effective Solutions
    • Bioremediation: Pathways, Stoichiometry, Kinetics, Engineering Design for In-Situ Applications, Limitations and Natural Attenuation
    • Remediation and Control Using "Water As A Carrier": The Proper Use of Pump and Treat Systems
    • In Situ Chemical Oxidation and DNAPL Case Studies
    • Remediation Using "Air As A Carrier": Soil Vapor and Multi-Phase Extraction Systems, Vacuum Enhanced Systems, Air Sparging Remediation Designs
    • Ex-Situ Treatment Technologies
    • Principles of Advanced Remediation Systems: Fracturing, Reactive Walls, Funnel and Gate, Reactive Zones, and Enhancements To The Basic Carrier Remediation Designs.
    • PFAS/PFOS: Chemistry, Lab. Analyses, Challenges and Remediation
    • Long Term Management (LTM) Strategies for Complex Sites
    • Emerging Contaminants and Remediation Challenges

  4. The DNAPL Lectures (Dr. John Cherry, aula em Inglês com tradução ou audio original)
    • Fundamentos e Características dos DNAPLs
    • DNAPLs em Meios Granulares Porosos
    • DNAPLs em Aquitardes e Depósitos Argilosos
    • DNAPLs em Rochas Fraturadas
    • O estado da ciência nas pesquisas sobre DNAPL em rochas fraturadas

  5. Investigação e Caracterização de Áreas Contaminadas (Dr. Robert Cleary, aula em Português)
    • Modelo Conceitual do Site
    • Técnicas de Geofísica
    • Amostragem de Solos
    • Técnicas de Investigação em Alta Resolução
    • Descarga de Massa
    • Métodos Direct Push
    • Amostragem em Rochas Fraturadas
    • Determinação da Condutividade Hidráulica Vertical e Horizontal
    • Traçadores
    • Amostragem em leitos de corpos d'água superficiais 

  6. Intrusão de Vapores (Dr. Paulo Negrão, aula em Português)
    • Introdução à Intrusão de Vapores
    • Mecanismos de Transporte dos Vapores: Particionamento, Difusão, Advecção 
    • Regulamentações e Status dos EUA
    • Técnicas de Amostragem de Vapores no Solo e Ar Ambiente
    • Monitoramento Contínuo do Ar Ambiente e Vapores no Solo
    • Mitigação

  7. Regulamentações e Legislação Brasileira de Áreas Contaminadas (Dr. Rodrigo Cunha, aula em Português)
    • Histórico das Áreas Contaminadas no Brasil
    • Regulamentações Estaduais e Federais
    • Processo de Gerenciamento de Área Contaminadas da CETESB, São Paulo

  8. Comportamento e Transporte de Contaminantes Dissolvidos (Dr. Robert Cleary, aula em Português)
    • Adveção
    • Dispersão
    • Modelos Analíticos
    • Fatores de Retardamento
    • Transporte de Contaminantes
    • e muito mais

Investimento

 

O pagamento deverá ser feito através de cartão de crédito internacional, diretamente para a Princeton Groundwater Inc, nos Estados Unidos.  

 

Até 31 de Julho de 2021:

  • USD 800 para pagamento em parcela única
  • USD 800 para Associados da AESAS ou AECSAS (Portugal) em 3 pagamentos
  • USD 800 por inscrição para 3 ou mais inscritos da mesma empresa, em 3 pagamentos
  • USD 900 em 3 parcelas

De 1 a 31 de Agosto de 2021:

  • USD 900 para pagamento em parcela única
  • USD 900 para Associados da AESAS ou AECSAS (Portugal) em 3 pagamentos
  • USD 900 por inscrição para 3 ou mais inscritos da mesma empresa, em 3 pagamentos
  • USD 1000 em 3 parcelas

De 1 a 30 de Setembro de 2021:

  • USD 1000 para pagamento em parcela única
  • USD 1000 para Associados da AESAS ou AECSAS (Portugal) em 2 pagamentos
  • USD 1000 por inscrição para 3 ou mais inscritos da mesma empresa, em 2 pagamentos
  • USD 1100 em 2 parcelas

Público Alvo


O curso foi desenhado para os profissionais da hidrogeologia, geólogos, engenheiros, químicos, agentes públicos, gerentes de projeto, gerentes de meio ambiente e profisionais da área ambiental em geral.

 

O objetivo do curso é fornecer uma extensa gama de conhecimentos sobre os conceitos, fundamentos e estado da ciência e da prática da contaminação das águas subterrâneas.  A explanação aprofundada da garnde maioria dos temas é a norma do curso, apesar de reconhecermos que a discussão de alguns assuntos não seja possível em função da carga horária. 

 

Como em qualquer curso de curta duração, a experiência prévia do aluno contribuí, mas não é necessariamente orbigatória, uma vez que os princípios básicos de cada tema são apresentados antes das discussões aprofundadas.  O curso é sempre otimamente avaliado pelos alunos por permitir o ganho substancial de conhecimento, mesmo para os profissionais com mais de 15 anos de experiência. 

 

Este é o curso mais reconhecido no mercado mundial de áreas contaminadas, tenho ensinado mais de 26.000 alunos desde 1982. 

Para Mais Informações

 

Clean Environment Brasil

+55 19 3794-2900

 

Amadeo Filho ou Solaine Figueira

marketing@clean.com.br